Os stories do Instagram são publicações de fotos ou vídeos, que ficam disponíveis no período de 24 horas e que têm um destaque estratégico – toda a parte superior, logo que entra no site ou aplicação.
Por que devo fazer Stories?
Em termos de negócios, os stories têm como principal objetivo um aumento da interação com o público-alvo. Isto porque este formato permite o contacto mais frequente e mais humano com a audiência, gerando uma maior interação.
Como posso criar Stories no Instagram?
Simples, não é?
Quando devo fazer stories?
Os stories podem ser utilizados com os mais variados propósitos, tente descobrir o que se adapta mais ao seu negócio. Contudo, poderá utilizá-los para conhecer melhor a sua audiência, através de perguntas ou sondagens; comunicar promoções e novidades; e até mesmo para dar a conhecer mais sobre o seu negócio e equipa.
Conclusão: Faça sempre os stories com um objetivo em mente e seja criativo(a).
O Google My Business é uma ferramenta, que lhe permite dar mais destaque ao seu negócio, nos resultados de pesquisa do Google, através da criação de um perfil público.
Vantagens:
Como posso criar o perfil da minha empresa?
A criação de um perfil é feita no site do Google My Business, onde irá registar a sua empresa e, mais tarde, validar o seu perfil – confirmar a veracidade e legitimidade do negócio.
O que devo ter em atenção?
Ao criar o seu perfil, deverá optar por uma descrição simples e clara do seu negócio, evidenciado o que o distingue dos restantes. Deverá também ter cuidado com a qualidade das fotos que divulga, uma melhor qualidade traduzir-se-á num perfil mais profissional. Não se esqueça de preencher todos os dados e consultar o Google My Business com frequência, para responder às questões quem possam vir a ser feitas e para que possa ter acesso ao feedback dado pelos clientes.
Conclusão
Sem ter de fazer um grande esforço, o seu negócio poderá aparecer no canto superior direito, no Google, quando alguém pesquisar pelo nome da sua empresa ou pela área de atuação na qual o seu negócio está inserido. Assim, conseguirá atrair mais clientes e, possivelmente, fazer mais vendas.
O E-mail de Marketing consiste no envio de e-mails, sendo estes utlizados como uma ferramenta de marketing direto.
Esta é uma ferramenta caraterizada…
Pelo seu alcance
O e-mail está relacionado, praticamente, a todas as outras plataformas que utilizamos, sendo assim essencial na atividade dos utilizadores da internet.
Para além disso, ao contrário das redes sociais, que possuem algoritmos (“robôs” que determinam se e com que prioridade os conteúdos irão aparecer no feed de determinado utilizador, consoante a sua relevância), nesta plataforma, sabemos que o alvo receberá a mensagem, ao enviarmos um e-mail. Se o irá ler, ou não? Bem, isso já é uma outra história.
Pelo seu formato
O e-mail é bastante flexível, no que toca ao conteúdo. Ou seja, trata-se de uma plataforma que nos dá bastante liberdade para definir a extensão, formato e template do e-mail.
Retorno financeiro
Os investimentos necessários são bastante reduzidos e geram, por média, altas taxas de conversão. A combinação destes dois fatores acaba então por se traduzir em retorno financeiro para as empresas que recorrem à esta ferramenta, quando utilizada de forma correta.
Canal
Como foi referido no artigo “Por que devo ter um site?”, uma empresa não deverá apostar somente em plataformas terceirizadas (i. e. redes sociais), deverá também ter os seus próprios canais, como, por exemplo o e-mail, que acaba por ser mais seguro e acrescentar valor a sua marca.
Como funciona o E-mail de Marketing?
Existem plataformas como o MailChimp, com versões grátis, que fazem uma gestão automática dos contactos e que possuem templates pré-concebidos, que nos permitem criar e enviar newsletters, circulares, landing pages, entre muitas outras opções.
Como pode ver, não precisa ser um expertise em design ou informática, para ter um contacto mais pessoal com a sua audiência. Mas agora deve-se estar a perguntar como pode criar uma base de dados com os e-mails dos seus clientes e potenciais clientes. Descubra ao ler o artigo “O que é uma landing page?”.
Conclusão:
Esta ferramenta é ideal para estabelecer relações duradouras com clientes e potenciais clientes, aumenta a notoriedade da marca e alavanca as conversões em vendas!
Para isso, é preciso aprender a dominar a arte de comunicar às pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa.
O Reels é uma das mais recentes ferramentas disponibilizadas pelo Instagram e consiste na criação de vídeos de até 1 minuto, sendo possível editá-los e adicionar efeitos sonoros e visuais.
Importância dos Reels:
Por que deve usar este tipo de formato?
Alcance – esta ferramenta tem tido cada vez mais relevância nas estratégias de Marketing, por ser um dos formatos de conteúdo mais consumido pelos utilizadores;
Envolvimento – por ser um dos formatos mais consumidos e, para além disso, curto e criativo, acabam por gerar mais alcance e, consequentemente, maior probabilidade de se tornarem virais;
Conexão – os utilizadores, por norma, assistem os Reels por motivos de entretenimento. Assim, é possível criar conteúdos mais descontraídos, o que resulta numa maior identificação do público-alvo com a marca.
Como fazer Reels?
1. Entre na aplicação;
2. Clique no ícone “+”;
3. Clique na opção “Vídeo do Reels”;
4. Pressione o botão que aparece no centro inferior e grave;
5. Edite o vídeo filmado;
6. Publique o resultado final.
Ideias para Reels:
Atualmente, os Reels são utilizados nos mais variados contextos. Algumas formas através das quais poderá explorar esta ferramenta:
- Dê a conhecer os colaboradores/parceiros/fornecedores, a forma como os produtos são feitos, enfim… tenha uma cultura transparente com o seu público-alvo e mostre os bastidores;
- Apresente as novidades relacionadas a novos produtos, serviços, promoções e notícias;
- Esclareça dúvidas que os seus clientes possam ter, por exemplo sobre a forma ou benefícios de utilizar determinado produto;
- Por último, de forma a criar uma audiência mais engajada, crie desafios engraçados.
Conclusão: Seja criativo e divirta-se!
Há quem diga que ter um negócio e não estar ativo nas redes sociais iguala-se a ter uma loja, sem montra para a rua.
Vantagens de ter o seu negócio presente nas redes socias
Aas Redes Sociais são cada vez mais importantes para a promoção e divulgação de um negócio, dos seus produtos e/ou serviços, e têm um papel essencial na estratégia de Marketing das empresas!
As redes sociais permitem-nos ainda construir autoridade, no nosso ramo de atuação, e ter um contacto contínuo com o nosso público-alvo. São uma ótima forma de obter feedback dos seus clientes e potenciais clientes, para identificar formas de melhorar a sua atuação no mercado. Ao fazê-lo, os seus clientes sentir-se-ão ouvidos e, certamente passarão a ter uma perceção mais positiva do seu negócio.
Quais são as melhores redes sociais para o meu negócio?
Existem diversas opções, mas serão todas elas válidas, para o seu negócio?
Ao selecionar as redes sociais deverá refletir sobre o seu objetivo ao estar presentes nelas; deverá pensar em quem pretende alcançar, as pessoas para as quais pretende comunicar e a quem pretende dar a conhecer o seu negócio – o público-alvo –; e, por último, o seu posicionamento, isto é, a posição que o seu negócio deverá ocupar na mente do consumidor.
Respondendo a essas perguntas, conseguirá identificar as redes sociais que mais se adequam ao seu negócio.
Atualmente, as redes sociais mais utilizadas para a divulgação de negócios são o Facebook, o Instagram, o LinkedIn e o Twitter.
Apesar da existência de redes sociais mais recentes, o Facebook continua a ser a rede social com mais utilizadores. Carateriza-se, por isso, por ser uma rede social com um grande alcance. No Facebook, poderá dar a conhecer o seu negócio, produtos e serviços. Poderá ainda mostrar novidades, criar eventos e passatempos, entre outras possíveis ações. Tendo em conta as razões pelas quais as pessoas utilizam esta rede social, a comunicação não deverá ser demasiado formal.
O Instagram é uma rede social utilizada, maioritariamente, por um público mais jovem. Nesta plataforma, destacam-se os conteúdos visuais, isto é, fotos e vídeos. Trata-se de uma rede social com um crescimento significativo, nos últimos anos.
O LinkedIn é uma rede social corporativa. Esta plataforma é ideal para anunciar vagas e desenvolver possíveis parcerias, com outras empresas. Aqui poderá ainda partilhar novidades sobre a empresa, relativamente a estudos de mercado, ações de responsabilidade social, anúncios, entre outras, mas sempre com um tom mais formal.
O Twitter deve ser utilizado para partilhar, sobretudo, conteúdos da atualidade, num tom mais descontraído. Nesta plataforma também poderá publicar estatísticas, novidades, promoções, acompanhar eventos em tempo real, etc. Poderá ainda compartilhar tweets de pessoas ou negócios que sejam relevantes para a sua empresa.
Conclusão: Perante um consumidor cada vez mais exigente, a única forma dos negócios sobreviverem é a constante inovação e adaptação e as redes sociais são uma ótima forma de o fazer!
Por vezes ocorrem os famosos “apagões” das redes sociais, resultantes, sobretudo de erros e falhas internas. Já pensou na possibilidade de, um dia, ocorrer um “apagão” definitivo? Todo o seu investimento, simplesmente, desapareceria. Assustador, não é?
Com isto, não se quer dizer que não deve investir nas redes socias, não, muito pelo contrário! As vantagens são inúmeras.
No entanto, a construção do seu negócio, somente em “terras” que não são suas, poderá ser uma estratégia arriscada. Por outras palavras, não é aconselhável que a sua presença, no mundo digital, esteja totalmente dependente de plataformas terceirizadas.
Neste sentido, é importante investir, por exemplo, num website, e-mail de marketing e outros canais de comunicação.
Vantagens de investir num site
- Maior visibilidade;
- Contacto mais próximo com os seus clientes e potenciais clientes;
- Ganho de autoridade e credibilidade;
- Maior probabilidade de ser encontrado por utilizadores do Google;
- Promoção da sua marca e produtos e/ou serviços.
E a grande pergunta é, como criar um site?
Parece ser uma tarefa assustadora, contudo, existem diversas plataformas que tornam este processo mais fácil. Destacamos a seguir aquelas que são as mais utilizadas, no entanto a escolha deve feita em função do perfil do seu negócio:
- Site: Wordpress, Wix, Weebly, Joomla, etc.
- E-commerce / loja online: Shopify, JumpSeller, Prestashop, etc.
No entanto, se não se sente confortável para realizar este tipo de tarefa, aconselha-se entrar em contato com um web-designer.
Conclusão
O investimento num site deverá ser um ponto crucial, na sua estratégia de marketing digital. Poderá começar por investir nas redes socias, mas não deixe de lado a ideia de criar o seu próprio site.
As landing pages são páginas independentes da web, acedidas ao clicar-se, por exemplo, num anúncio, e-mail ou publicação. Caraterizam-se pelo facto de terem poucos elementos e por se focarem num único call to action (chamada à ação).
Para que serve uma landing page?
Por norma, estas páginas são utilizadas para atingir metas específicas de curto prazo, como a comunicação de uma promoção de tempo limitado ou a venda de determinado produto.
As landing pages podem também ter como objetivo a obtenção de e-mails de (potenciais) clientes, com o propósito de se aumentar os contactos da base de dados.
Que caraterísticas deverá ter uma landing page?
O desempenho de uma landing page é, significativamente, influenciado pela sua estrutura. Procure ter:
1. Título cativante, com promessa e benefícios claros;
2. Conteúdo visual (imagem ou vídeo) sobre o produto/serviço;
3. Bullet points, onde deverá justificar os benefícios mencionados;
4. Call to action atrativo;
5. Testemunhos para criar credibilidade;
6. Outras certificações que possam gerar confiança.
Por outro lado, se pretende utilizar a landing page para obter e-mails do público-alvo, a forma mais prática e eficaz, consiste em se oferecer algo – e-book, newsletters com conteúdo adicionais e relevantes, podcasts, entre outras possíveis ofertas –, em troca do e-mail do visitante. Para isso, deverá ter na estrutura:
1. Título cativante sobre a oferta em causa;
2. Conteúdo visual (imagem ou vídeo) sobre a oferta;
3. Benefícios em obter a oferta;
4. Formulário para submissão do e-mail, através do qual receberá a oferta.
Importante: Pode criar de forma simples, prática e gratuita landing pages, nas mesmas plataformas digitais direcionadas para o desenvolvimento de websites/blogs ou a gestão de e-mail marketing.
Os destaques no Instagram aparecem na parte superior do perfil, logo a seguir a biografia, e são feitos com base nos stories. Apesar destes últimos terem uma duração de apenas 24h, através dos destaques, é possível “fixar” os stories no perfil, durante o tempo que desejar.
Como posso criar destaques do Instagram?
Os destaques só podem ser criados a partir de stories já publicados:
Como posso usar os destaques do Instagram no meu negócio?
Os destaques do Instagram permitem, ao utilizador que está a visitar o seu perfil, ter conhecimento de informações relevantes sobre o seu negócio:
Conclusão: Os destaques do Instagram são a sua montra! É através dos destaques que, muitas vezes, o público tem o primeiro contacto com o seu negócio. Por isso, dê a conhecer as informações mais importantes e cause uma boa primeira impressão.
Uma persona não é mais do que uma personagem fictícia que representa o cliente ideal do seu negócio.
Como posso criar a persona do meu negócio?
Uma persona deve ser criada com base nas caraterísticas de clientes reais, deverá, portanto, incluir informações demográficas, pessoais e profissionais, hábitos de compra e de consumo de informação online, e informações sobre a relação que os clientes têm com o seu negócio.
Para isso, terá de dedicar algum do seu tempo para conhecer os seus clientes, seja em conversas informais ou até mesmo realizando um questionário para que eles possam responder.
Reunindo esta informação, poderá então definir a sua persona, por exemplo: Marta, 38 anos, casada e com dois filhos, tem um pequeno negócio local – uma loja com lembranças do Algarve –, e pretende divulgar o seu negócio nas redes sociais, mas tem dificuldades para fazê-lo.
Por que devo criar uma persona?
Ao criar uma persona, terá um “cliente ideal” que, de certa forma, representará os seus clientes reais.
Assim, conseguirá:
Conclusão: O processo de criação de uma persona é simples e pode ser, na verdade, muito divertido. Uma persona definida irá ajudá-lo a ter uma estratégia de Marketing digital mais coerente e mais focada no seu alvo.
O Marketing de Conteúdo consiste numa estratégia de atrair clientes ao produzir conteúdo relevante e de valor. Esse conteúdo poderá ser publicado em redes sociais, sites, e-mail de marketing e outros canais digitais.
Benefícios do Marketing de Conteúdo:
O que devo incluir na minha estratégia de Marketing de Conteúdo?
Quando criamos conteúdo devemos procurar educar, entreter e inspirar o nosso público.
Poderá ser difícil alcançar estes três objetivos numa só publicação, por isso, deve procurar variar o tipo de conteúdo que publicamos, para que a audiência possa continuar interessada em interagir com o conteúdo que produz.
Que cuidados devo ter no Marketing de Conteúdo?
De forma a manter uma comunicação coerente nos diferentes meios, procure identificar previamente os canais digitais onde pretende estar presente, tom de voz com o qual deseja comunicar (formal/informal) e procure também definir uma persona, conforme referimos no artigo anterior.
Conclusão: Ponha-se no lugar da sua audiência e procure entender o que gostariam de saber sobre o seu negócio, produtos/serviços, equipa... Ponha mão à obra e seja criativo!
Storytelling é um termo em inglês, em que "story" significa história e "telling" contar. Assim, não é mais do que a arte de transmitir uma mensagem, que consiga captar a atenção do público-alvo e ficar na mente do mesmo. Esta técnica pode ser utilizada em formato de imagem, texto ou vídeo, sendo que este último costuma estar associado a um maior impacto.
Qual é a importância do Storytelling?
Esta é uma ferramenta utilizada com cada vez mais frequência, isto porque uma história permite:
Quais são os principais elementos do storytelling?
Para que consiga contar uma boa história, é necessário que estejam presentes na mesma alguns elementos, nomeadamente:
Como posso aplicar o storytelling ao seu negócio?
O storytelling poderá ser utilizado para contar histórias associadas aos produtos ou propósito da marca e para explicar o porquê do seu negócio ser uma solução para as necessidades vigentes do mercado.
Exemplos de storytelling
Estes são alguns exemplos de storytelling feitos cá em Portugal:
https://www.youtube.com/watch?v=dWlthEe3TjA e https://youtu.be/tty8-k86nLA
Conclusão: O storytelling permite criar uma estratégia que dá a conhecer uma marca e a sua personalidade, criando uma melhor relação com o público.
Será a única responsabilidade de uma empresa a maximização da produção de lucro? É nesse contexto que surge o termo responsabilidade social.
O que é responsabilidade social?
Responsabilidade social consiste na integração voluntária de boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas nas suas operações quotidianas e na interação com todas as partes interessadas.
Trata-se de um modo de contribuir positivamente para a sociedade e de gerir os impactos da atividade da empresa no meio em que está inserida!
Exemplos de boas práticas sociais:
- Voluntariado;
- Formação de mão-de-obra desempregada;
- Oferta de serviços;
- Doações para instituições sociais;
- Redução do impacto ambiental;
- Entre outras…
Benefícios de adotar práticas sociais na minha empresa:
- Contribuição para o bem-estar global;
- Práticas sociais “verdes” justificam preços mais altos e poderão conduzir a uma maior fidelidade à marca;
- Relações mais próximas com fornecedores e distribuidores;
- Atração de mão-de-obra qualificada, que tenha preferência em trabalhar em empresas socialmente responsáveis;
Conclusão: Atualmente, a responsabilidade de uma empresa não deverá se resumir a produção de lucro. Esta deverá ser a principal responsabilidade, sim, contudo, deverá ser tida em conta também a responsabilidade social.
O que é a Gestão de Recursos?
Gestão de recursos não é mais do que o uso adequado e eficiente dos recursos materiais e não materiais de uma empresa, de forma a que a mesma possa alcançar os seus objetivos.
Qual é a importância de uma gestão sustentável de recursos?
Se até há bem pouco tempo a única preocupação das empresas era produzir, produzir, produzir e depois vender, vender, vender. Hoje, perante um consumidor cada vez mais consciente e perante o agravamento das consequências das alterações climáticas, torna-se imprescindível adotar um conjunto de medidas que possam tornar o processo de produção o mais “verde” possível, isto é, mais sustentável.
Ou seja, para além da preocupação com a sua própria sobrevivência, as empresas deverão assumir uma conduta que não ponha em causa o futuro das próximas gerações.
Exemplos de práticas de uma Gestão sustentável de recursos:
- Utilizar racionalmente a água;
- Utilizar fontes de energia renováveis;
- Trocar os sacos de plástico por sacos mais ecológicos, como, por exemplo, os de papel;
- Reutilizar, reciclar, recuperar e reduzir, sempre que possível;
- Evitar o desperdício de materiais, aparelhos, bens alimentares, entre outros recursos.
Vantagens de adotar uma gestão sustentável de recursos:
- Uma conduta sustentável justifica preços mais altos;
- Valores sustentáveis levam à fidelização dos clientes;
- Atrai mão-de-obra qualificada que tenha esta mesma preocupação;
- Geram-se relações mais próximas com os fornecedores e distribuidores.
Conclusão: A gestão sustentável de recursos pode traduzir-se em inúmeras vantagens para a sua empresa. Procure começar pelas práticas mais simples, como o uso racional da água, por exemplo, e vá adicionando outras práticas, de forma a tornar a sua conduta cada vez mais “verde”.
O que é a economia circular?
A Economia Circular consiste na restituição do valor natural, através de um conjunto de ações de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de recursos utilizados.
Quando levada a cabo, permite uma amplificação do tempo de vida de um determinado recurso no sistema, o que permite desenvolver uma conduta mais sustentável.
Ações que contribuem para uma economia circular:
- Substituição de serviços físicos por virtuais;
- Utilização de processos e produtos que impliquem menos recursos;
- Consciencialização da comunidade para o uso eficiente de recursos;
- Entre outras…
Vantagens de uma economia circular?
- Facilidade de acesso à seleção em concursos e à assinatura de contratos, visto que cada vez mais entidades exigem práticas sustentáveis;
- Consideração de outros aspetos para além dos financeiros (como o tempo e o esforço), o que poderá permitir a identificação de aspetos que contribuam para uma maior eficiência;
- Melhoria do ambiente organizacional. Uma empresa que humanize os seus recursos humanos terá colaboradores mais satisfeitos e mais motivados, o que conduz a uma maior produtividade;
- Contribuição para uma imagem positiva da empresa no mercado. As pessoas estão cada vez mais conscientes dos efeitos das suas decisões no planeta e, como tal, consideram a proveniência das suas compras.
Conclusão: A adoção de uma economia circular permite preservar o meio ambiente e, assim, garantir os recursos naturais necessários para as próximas gerações – sustentabilidade económica.
O conceito de sustentabilidade tem a sua base alicerçada em três pilares distintos, que se interrelacionam e que se complementam: ambiental, sociocultural e económico.
Assim, com recurso a ações destas três áreas, pretende-se assegurar a integridade do planeta e dos seus recursos, de forma a promover a qualidade de vida das próximas gerações.
Sustentabilidade ambiental
A sustentabilidade ambiental deverá ser uma responsabilidade de todos os agentes económicos, na medida em que todos deverão procurar minimizar o seu impacto ambiental, tendo em atenção as gerações futuras.
Sustentabilidade sociocultural
A sustentabilidade sociocultural engloba todas as relações que se estabelecem entre, de e para uma determinada comunidade e entre os seus agentes, sendo que estas deverão ser assentadas em princípios de respeito e confiança.
Sustentabilidade económica
O maior objetivo de uma organização deverá ser a obtenção de lucro, no entanto, estas mesmas organizações também deverão ter em consideração o respeito pelos colaboradores, stakeholders e meio ambiente. Para além disso, deverão ter uma conduta que seja competitiva, mas igualmente justa e leal para com os seus concorrentes. Estas práticas traduzem-se, por norma, em vantagens competitivas, num mercado cada vez mais exigente.
Curiosidade: Sabia que, em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que correspondem a 169 metas, pelas quais os estados, a sociedade civil e também o setor privado devem reger a sua atividade?
Conclusão: Estes três pilares da sustentabilidade – ambiental, sociocultural e económica – asseguram a integridade do planeta e a promovem a qualidade de vida dos seus habitantes.
O que são os Guias do Instagram?
Os guias do Instagram são uma funcionalidade que permitem organizar, de forma prática, vários conteúdos sobre um determinado tema, num único lugar.
Como funcionam os Guias do Instagram?
Nos guias, poderá reunir a informação por recomendação de locais; recomendação de produtos; e por publicações que criou ou guardou.
Cada Guia tem no mínimo 2 publicações e no máximo 30.
Como criar um guia no Instagram?
1 Abra a aplicação do Instagram e clique na foto de perfil da sua conta, no canto inferior direito;
2 Clique no botão “+” no canto superior direito;
3 Clique na opção “Guia”;
4 Escolha entre as opções locais, produtos e publicações;
5 Selecione os locais, produtos ou publicações que pretende guardar;
6 Adicione um título para o guia e para cada uma das publicações, bem como uma descrição, se assim o desejar.
Conclusão: Numa publicação onde os conteúdos são, por norma, publicados de forma dispersa e, por vezes, até sem uma ordem lógica, os guias permitem-nos organizar os conteúdos de uma forma lógica. Dessa forma, o seu público-alvo mais facilmente se conseguirá orientar na sua conta e mais facilmente conseguirá encontrar as informações que procura.
Os grupos do Facebook são uma funcionalidade da plataforma que permite reunir diferentes pessoas, com interesses em comum, num espaço virtual no qual os utilizadores podem partilhar conteúdos e criar conexões.
Como funcionam os grupos do Facebook?
Os grupos podem ser públicos ou privados. Quando públicos, qualquer pessoa pode aderir, no caso de serem abertos. Se os grupos forem públicos, mas fechados, só é possível aderir com a autorização do administrador do grupo. Por outro lado, nos grupos secretos, os utilizadores não os conseguem encontrar nos resultados de pesquisa, ou seja, só conseguem aderir ao mesmo através de um convite do administrador do grupo.
Um aspeto importante a ser referido é que a criação e participação em grupos do Facebook não pode ser feita através de uma página, apenas com uma conta.
Como posso criar um grupo?
1 Na barra lateral esquerda, selecione a opção “Grupos”;
2 Clique na opção “+ Criar grupo novo”;
3 Dê um nome ao grupo;
4 Selecione o nível de privacidade (público ou privado);
5 Convide utilizadores para se unirem ao grupo.
Como posso utilizar os Grupos de Facebook, no meu negócio?
Uma vez que esta ferramenta tem um teor mais social, ela não deverá ser utilizada para a mera divulgação dos seus serviços/produtos. Eis algumas formas mais eficientes de promover o seu negócio:
- Crie um grupo com os seus clientes, onde os mesmos poderão compartilhar o seu feedback, experiências e dúvidas;
- Estabeleça uma relação com a sua audiência e conheça-os melhor;
- Compartilhe conteúdos relevantes, com informações adicionais.
Conclusão: Crie o seu grupo para um atendimento e relacionamento mais personalizado com os seus clientes. Caso não pretenda criar um grupo novo, entre em grupos que estejam diretamente relacionados à sua área de negócio e faça publicações igualmente relevantes para atrair essas mesmas pessoas para a sua conta.
O Facebook Business é uma ferramenta que permite gerir páginas de Facebook e contas do Instagram.
Para que serve o Facebook Business:
- Atribuir diferentes cargos a uma página, isto é, o administrador da página – por norma, o utilizador que a cria – pode dar a outros utilizadores do Facebook diferentes níveis de acesso, que os permitirão criar conteúdo, analisar métricas, criar anúncios, entre outras ações, consoante o nível de acesso atribuído.
- Agendar publicações para o futuro, sendo que estas são automaticamente publicadas na data definida. Permite ainda fazer a mesma publicação, no Facebook e Instagram em simultâneo.
- Analisar estatísticas acerca dos conteúdos publicados e também sobre os públicos alcançados com os mesmos.
- Anunciar publicações.
Como posso ter acesso ao Facebook Business:
Conclusão: A utilização do Facebook Business permite tornar a gestão das redes sociais mais prática e permite ter acesso à mais ferramentas, que lhe permitirão ter uma estratégia digital mais robusta.
Os catálogos online permitem dar a conhecer artigos e informações sobre os mesmos, nomeadamente, fotos, preço, descrição e link para a sua loja online (se tiver), com um único clique.
Como posso criar um catálogo online:
1 Após ter a sua página de Facebook e a sua conta no Facebook business criada, aceda ao Gestor do comércio;
2 Comece a criar o seu catálogo, clicando no botão “+ Adicionar Catálogo”;
3 Selecione o tipo de catálogo (comércio eletrónico, viagens, setor imobiliário, automóvel ou entretenimento e multimédia);
4 Adicione manualmente artigos no Gestor de Comércio ou, se tiver uma loja online numa plataforma parceira (como o Shopify, BigCommerce, WooCommerce…) importe os seus artigos para o Facebook;
5 Dê um nome ao seu catálogo e clique em criar;
6 Conecte o Instagram ao seu catálogo do Facebook, se assim o desejar.
Cuidados a ter em relação ao catálogo online:
- Procure ter todos os seus produtos num único catálogo;
- Mantenha o seu catálogo atualizado;
- Forneça títulos e descrições precisos;
- Escolha imagens de qualidade;
- Certifique-se de que as ligações do produto estão corretas;
- Inclua informações sobre a categoria do produto.
Conclusão: Crie a sua montra online e dê a conhecer os seus produtos, tanto no Facebook, como no Instagram, com os catálogos online.
O que é uma live?
Lives são transmissões de vídeo ao vivo, nas redes sociais.
Têm diversos objetivos, sendo um deles a divulgação e comercialização de produtos e serviços.
Como fazer uma live?
Se deseja fazer uma live no Facebook, ao abrir o site/aplicação, no topo, clique na opção “vídeo em direto”.
Se deseja fazer uma live no Instagram, ao abrir a aplicação, vá até o seu perfil, clicando na foto da sua conta, no canto inferior direito. Em seguida, clique no botão “+”, no canto superior direito e, sem seguida, clique na opção “em direto”.
Como preparar uma live?
1 Identifique que produtos/serviços serão divulgados e que informações partilhará com a sua audiência;
2 Procure saber qual o melhor dia e horário para a sua audiência;
3 Divulgue a sua live em histórias e publicações;
4 Teste, antes de iniciar a live, o seu microfone e câmara, de forma a garantir que os aparelhos funcionam;
5 Procure interagir com o seu público durante a live;
6 Faça uma promoção especial para aqueles que assistiram a live.
Vantagens de utilizar uma live para vender produtos/serviços?
- Aumentam o reconhecimento e credibilidade da marca;
- Aproximação da marca com o seu público-alvo;
- Interação com quem tem interesse nos seus produtos/serviços.
Conclusão: Experimente outros formatos! Planeie a sua live com antecedência, de forma a garantir a transmissão de conteúdo de valor e de forma a garantir que as pessoas tenham conhecimento da mesma; desfrute o momento!
O que é uma loja online?
Uma loja online não é mais do que um espaço virtual, onde determinada empresa vende os seus produtos/serviços e onde os clientes os compram.
Como funciona uma loja online?
Uma loja online funciona de forma muito semelhante ao que acontece numa loja física. O cliente entra no site ou aplicação do estabelecimento, seleciona, num carrinho, os produtos que pretende comprar e, em seguida, passa para a fase de pagamento. O mais comum é a entrega dos produtos ser feita através dos correios ou transportadora, contudo, por norma, existe também a possibilidade de se recolher os produtos na loja física.
Vantagens de ter uma Loja Online:
- Está aberta 24h por dia;
- Tem um alcance global;
- É um investimento barato e de baixo risco.
Plataformas para criar a sua loja online:
Para que os clientes tenham uma boa experiência e repitam a compra, a plataforma deverá ter um design responsivo (que se adapte aos diferentes dispositivos através dos quais é acedida), simples e percetível. Para além disso, a loja deverá promover a segurança de dados dos utilizadores.
Eis as plataformas mais utilizadas:
Shopify, tem configurações relativamente simples, ou seja, não implica o domínio de conhecimentos técnicos. Contudo, pelo facto de o dono da loja não ser o dono da plataforma, este tem de pagar uma comissão em cada venda.
WooCommerce: é um plugin (ferramenta), do WordPress (um dos melhores sistemas para a criação de sites e aplicações), que permite criar uma loja online. Nesta plataforma tem controlo completo pela sua loja e existem diversos plugins e temas para personalizar a sua loja. A ferramenta é gratuita, contudo implica a existência de um site com um domínio e servidor.
Conclusão: Eleve a fasquia, criando uma loja online, e veja o seu negócio crescer.
O que é um copy?
Um copy é um texto que tem como objetivo uma conversão – seja ela uma compra ou a simples interação entre uma marca e o seu público-alvo (a partilha de uma publicação, um comentário, um gosto na página, etc…).
Encontram-se, habitualmente, em anúncios, slogans, landing pages, títulos de uma notícia e nas publicações de uma marca, nas redes sociais.
Qual é a diferença de Marketing de Conteúdo e de um copy?
A diferença entre o Marketing de Conteúdo e um copy está no objetivo dos mesmos. Enquanto o Marketing de Conteúdo tem como essencial objetivo informar o público-alvo, um copy, como já referido, procura obter conversões do público-alvo.
Como fazer um bom copy?
1 Defina a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal;
2 Identifique a conversão que pretende obter;
3 Crie conteúdo de valor para o seu público-alvo, como um discurso emotivo, de forma a envolvê-lo;
4 Adapte a sua mensagem ao mesmo e aos valores e personalidade do seu negócio;
5 Finalize a sua mensagem com um call to action (chamada à ação) simples, claro e direto.
Conclusão: Um bom copy transformará os seus textos e levará o seu público-alvo a agir.
O que é o design gráfico?
O Design Gráfico engloba toda a comunicação visual do seu negócio – publicações nas redes sociais, logótipo, newsletters, entre outros formatos. Quando utilizado de forma adequada, promove uma imagem harmoniosa, coerente e impactante da marca.
Plataformas grátuitas de design gráfico:
Existem diversas plataformas online, com planos gratuitos e pagos, onde poderá pôr à prova a sua criatividade! Plataformas com o Canva têm centenas de templates que poderão ser personalizados. Para além disso, os designs existentes já vêm com as dimensões de cada formato, desde a foto de capa do Facebook a um cartaz.
Para além do Canva, existem outras como o BeFunky, o Adobe Spark, o Crello e muitas outras!
Vantagens do design gráfico:
- Permite o reconhecimento da marca;
- Transmite uma imagem de profissionalismo;
- Ajuda a comunicar ideias ou mensagens;
Conclusão: Experimente estas plataformas e crie designs que possam ir ao encontro da personalidade do seu negócio, de forma a que o seu público-alvo mais facilmente se identifique com o mesmo.
O Marketing de Influência consiste numa estratégia de marketing digital que envolve a parceria entre uma marca e criadores de conteúdo digitais, estabelecendo, assim, uma ponte entre a marca e o público-alvo dos influencers.
Quem são os Influencers?
Os Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas que possuem um grande número de seguidores que interagem com os seus conteúdos, nos canais digitais, tendo, por isso, um grande poder influenciador sobre elas.
Vantagens em trabalhar com o Marketing de Influência:
Acessibilidade – normalmente, as empresas facilmente conseguem entrar em contato com os influenciadores, inclusivamente, através dos próprios canais digitais;
Visibilidade – o marketing de influência resulta, para as empresas, num crescimento mais rápido e numa maior rentabilidade;
Confiança – a informação transmitida pelos influenciadores, sobre marcas e produtos, torna-se mais confiável e humanizada;
Alcança o nosso público-alvo – ao escolher o influenciador com o qual pretende trabalhar, deverá optar por alguém cujos seguidores tenham já interesse no ramo de atuação do seu negócio;
Potencializa a imagem da marca – melhor posicionamento da marca na mente dos consumidores;
Enriquece a estratégia de conteúdo – ao partilhar os conteúdos publicados pelos influenciadores, estará a partilhar informações relevantes para o seu público-alvo.
Como fazê-lo:
Conclusão: esta é uma estratégia que se poderá traduzir num melhor desempenho dos seus negócios, desde que seja tomado o devido cuidado ao selecionar o influenciador com o qual pretende trabalhar.
O que é a valorização cultural?
A valorização cultural passa pela preservação dos usos e costumes, dos saberes e das caraterísticas únicas do povo de uma região singular – neste caso do Algarve –, respeitando e fazendo respeitar a diversidade cultural dos seus visitantes e turistas.
Assim, de forma a potenciar a valorização do património em questão, torna-se necessário que os empresários tenham em conta, no exercício da sua atividade, os recursos patrimoniais naturais, culturais ou arquitetónicos, tão caraterísticos do nosso Algarve.
Que aspetos da cultura algarvia posso valorizar no meu negócio?
- O clima e a praia;
- Dieta Mediterrânica;
- As suas artes e ofícios, como o artesanato, olaria, cerâmica e a azulejaria;
- O folclore;
- As rotas culturais;
- A arquitetura dos edifícios;
- Entre todos os outros os aspetos que o fazem ter orgulho da localização do seu negócio.
Vantagens da valorização cultural:
- Imersão dos visitantes e turistas na cultura algarvia;
- Aumento da atratividade dos destinos;
- Maior capacidade de captação de visitantes;
- Maior incidência de eventos na região.
Conclusão: Sendo o turismo umas das principais formas de ganho na região, torna-se crucial a promoção do Algarve como destino turístico e cultural, por parte dos agentes económicos.
O conceito de sustentabilidade tem se aproximado cada vez mais dos conceitos de equilíbrio e igualdade. Assim, torna-se impossível falar em sustentabilidade, no contexto sociocultural, sem se falar em acessibilidade.
O que é a acessibilidade?
A acessibilidade tem por base a igualdade de oportunidades, estando, assim, diretamente relacionada à não-discriminação.
Ou seja, as condições de acessibilidade de uma sociedade devem ser adaptadas às necessidades de cada pessoa, pelo facto de termos todos os mesmos direitos. Para isso, podemos e devemos começar pelos nossos estabelecimentos de acesso ao público.
Como posso melhorar a acessibilidade do meu negócio?
- Certifique-se que a largura dos corredores e portas possibilitam a passagem de uma cadeira de rodas;
- Procure ter as placas informativas em braille;
- Faça as alterações necessárias nas casas de banho, para que elas se tornem mais acessíveis;
- Tenha rampas com a inclinação adequada;
- Reserve vagas, nos estacionamentos, para pessoas com necessidades especiais;
- Instale faixas guias para cegos;
- Adapte a altura do seu balcão de forma a que seja possível atender alguém que se desloque com uma cadeira de rodas.
Conclusão: A acessibilidade gera um bem-estar coletivo e evita diversos tipos de constrangimentos. Comece pelos pequenos gestos e torne, assim, o seu negócio mais acessível.
O que são resíduos sólidos?
Entende-se por resíduo todo material, substância, objeto ou bem descartado, como resultado da atividade humana na sociedade e que pode ser reutilizado ou reciclado.
Por outras palavras, um resíduo é detentor de algum valor económico, que pode ser aproveitado pelas indústrias.
Para isso, os materiais são separados de acordo com a sua composição.
Como o meu negócio pode contribuir para uma melhor gestão de resíduos sólidos?
- Separe os resíduos manuseados e gerados pela sua atividade;
- Leia os rótulos dos contentores de separação;
- Opte preferencialmente por embalagens biodegradáveis, que não incluam plástico;
- Consuma, de preferência, produtos que sejam menos embalados;
- Evite imprimir documentos, faça-o apenas quando for estritamente necessário;
- Reaproveite, na medida de possível, as embalagens já utilizadas;
- Prolongue a vida útil dos eletrodomésticos e de aparelhos eletrónicos, optando pela reparação em vez da substituição;
- Promova o desenvolvimento de atividades que potenciem a reintegração dos resíduos;
- Ajuste o seu processo de produção, de forma a ter um menor impacto no ambiente e a gerir melhor os seus resíduos.
Vantagens da gestão de resíduos sólidos para o meu negócio:
- Redução de desperdícios na cadeia de valor, o que significa menos custos;
- Melhor posicionamento da marca e negócio, no mercado e na mente dos consumidores;
- E abertura para inovação, novos empregos e crescimento económico.
Conclusão: Existem diversas formas através das quais poderá contribuir, com o seu negócio, para uma melhor gestão de resíduos. Pequenos atos, quando praticados com constância, fazem toda a diferença.
Perante a conjuntura atual, onde uma conduta sustentável desempenha um papel cada vez mais significativo no dia-a-dia de uma empresa, os grandes e pequenos negócios deverão garantir a reciclagem ou a reutilização dos resíduos que não podem ser depositados nos ecopontos.
Que aplicações existem em Portugal para ajudar o meu negócio na reciclagem de resíduos?
A WasteApp, criada em parceria com a Quercus, disponível em aplicação móvel ou através do site, consegue saber o local mais próximo para colocar uma grande diversidade de tipos de resíduos para reutilização e reciclagem, independentemente da sua localização.
A Verdes Pt é uma aplicação cujo objetivo passa por quantificar e qualificar os resíduos sólidos domésticos produzidos em Portugal e, idealmente causar uma maior consciência ambiental. Cada utilizador tem a possibilidade de visualizar os milhões de euros colocados nos aterros sanitários e quantos empregos poderiam ser gerados com a reciclagem das matérias-primas em questão.
Conclusão: Instale já a WasteApp e a Verdes Pt e contribua, com o seu negócio, para um mundo mais sustentável.
Sabia que mais de 1/3 da comida que produzimos é desperdiçada?
O que é o desperdício alimentar?
O desperdício alimentar retrata uma preocupação mundial, sendo imprescindível agirmos não só enquanto indivíduos, mas também enquanto negócios, sobretudo, no caso de produzirmos ou comercializarmos alimentos.
Aplicações que ajudam a combater o desperdício alimentar
Phenix Portugal permite comprar, a preço inferiores ao “normal”, os excedentes de comida feita, ou não (como frutas e legumes), de restaurantes, padarias, pastelarias, mercearias e frutarias.
Fair Meals possibilita comprar, com descontos até 90%, refeições que já não seriam vendidas por restaurantes.
Too Good To Go, nesta aplicação, os usuários encomendam "magic boxes" que resultam de excedentes de padarias, cafés, restaurantes e supermercados. Os clientes podem selecionar alguns parâmetros da encomenda, por exemplo, comida vegetariana, sem saber, no entanto, o conteúdo da encomenda.
Refood representa um movimento social voluntário, onde os produtos excedentes não são comercializados, mas sim doados.
Vantagens de se tornar um parceiro, no combate ao desperdício alimentar:
- Recuperação de parte dos seus custos de produção, no caso das aplicações de comercialização de produtos;
- Melhor posicionamento do negócio na mente do consumidor;
- Maior identificação dos colaboradores para com o negócio, no caso de os mesmos terem esta preocupação.
Conclusão: o desperdício alimentar tem vários impactos ambientais, económicos e socioculturais. Junte-se a causa e faça deste mundo um lugar melhor.
Os colabores de uma empresa são a chave para o seu sucesso, o que torna o processo de contratação um dos mais relevantes.
Sinais de que preciso contratar um novo colaborador:
- Diminuição da qualidade dos serviços/produtos;
- Procura superior a oferta;
- Reclamação dos clientes;
- Necessidade de angariação de um conjunto de habilidades em específico.
Tipos de contratação de trabalhadores:
- Na contratação interna, a vaga é ocupada por um colaborador da empresa, que muda de funções. Trata-se de um tipo de contração mais económico, que contribui para a motivação dos atuais colaboradores e proporciona oportunidades de crescimento profissional.
- Na contratação externa, o processo de contratação tem como alvo profissionais exteriores à organização.
- Na contratação mista as vagas são abertas tanto aos presentes colaboradores, como também aos profissionais presentes no mercado de trabalho.
Fases do processo de contratação:
1. Descrição do cargo e divulgação da vaga;
2. Seleção de currículos e contato com os candidatos selecionados;
3. Entrevistas;
4. Contratação do candidato.
Apoios à contratação:
O IEFP tem vários apoios e incentivos à contratação, que consistem na atribuição de apoios financeiros às empresas que celebrem contratos de trabalho.
Existem também outras medidas de isenção ou redução de contribuições a cargo da entidade empregadora, da responsabilidade do Instituto de Segurança Social, IP.
Para saber mais, contacte as entidades em questão.
Conclusão: o processo de contratação deverá ser um processo ponderado e deverá ser adaptado consoante a vaga que pretende preencher.
Não basta contratar colaboradores qualificados, é necessário também capacitá-los, pois no mundo em que vivemos, rapidamente, o conhecimento, técnicas, programas utilizados numa determinada área se tornam obsoletos.
As empresas devem procurar identificar as necessidades de formação dos seus trabalhadores, de forma a detetar possíveis carências de âmbito técnico, de aptidão ou comportamental.
Após serem identificadas, deverão ser realizados planos de formação, onde são determinados os objetivos, competências a adquirir e os perfis adequados dos formandos por curso.
A calendarização destas ações de formação é crucial, uma vez que a mesma é deverá obrigatoriamente articulada com a atividade laboral.
Vantagens da capacitação dos recursos humanos:
- Aumenta a probabilidade de sucesso dum dado negócio;
- Transmite aos colaboradores a preocupação da empresa para com os mesmos;
- Mantem os trabalhadores motivados;
- Torna as empresas mais competitivas.
Conclusão: A formação continua e atualizada dos colaboradores é um investimento que se traduz em vantagens competitivas para a empresa, sobretudo, quando orientadas para as necessidades vigentes no mercado, na área de atuação da empresa em questão.
Num mercado cada vez mais competitivo, a comunicação organizacional vem desempenhar um papel cada vez mais importante.
Assim sendo, após a definição de objetivos, indicadores, metas e ações, é importante que a organização os comunique de forma adequada aos seus stakeholders, isto é, ao conjunto de indivíduos e organizações impactados pelas ações do seu negócio.
Contudo, o processo comunicacional nem sempre é tão simples quanto aparenta ser, isto porque podem existir diversas barreiras que o dificultem.
Como posso ultrapassar as barreiras comunicacionais?
Utilize vários canais para transmitir a mesma mensagem, pois algumas pessoas conseguem reter mais facilmente mensagens orais e outras escritas. A utilização de vários canais permite ainda diminuir o risco de distorção da mensagem.
Aproveite o feedback, pois este tipo de retorno permite acompanhar como a mensagem foi rececionada pelos colaboradores.
Simplifique a mensagem, uma vez identificado o público-alvo destinatário da mensagem, certifique-se que a mesma seja suficientemente clara. Termos específicos, acrónimos e siglas poderão dificultar a compreensão da mensagem, se o público-alvo em questão não os dominar.
Pratique a escuta ativa, isto é, coloque-se na posição do recetor, de forma a compreender o verdadeiro sentido da mensagem.
Vantagens da comunicação organizacional:
- Leva os colaboradores a trabalharem pelos mesmos os objetivos;
- Contribui para um sentimento de pertença dos colaboradores em relação à empresa;
- Aumenta o desempenho e a inovação dos colaboradores;
- Torna os colaboradores mais recetivos a novos desafios.
Conclusão: a comunicação é fundamental para a sobrevivência de uma organização e para um bom relacionamento da mesma para com os seus diferentes públicos. Identifique-os e depois adapte e simplifique a mensagem consoante o público em questão.
Os direitos do consumidor estão consagrados na lei – Lei nº 24/96, de 31 de Julho – e têm como principal objetivo a proteção dos seus interesses.
Que direitos têm os consumidores?
O artigo 60º da Constituição da República Portuguesa lista um conjunto de direitos do consumidor, que devem ser tidos em conta, desde a produção até a distribuição final de um bem/serviço:
Direito à qualidade dos bens e serviços, na medida em que estes deverão satisfazer as necessidades/desejos aos quais estão associados, de forma a que o resultado inerente a utilização/consumo dos mesmos vá ao encontro das expectativas do consumidor e das normas estabelecidas;
Direito à proteção da saúde e da segurança física, é proibida a comercialização de bens e serviços que impliquem riscos incompatíveis com a sua utilização;
Direito à formação e à educação para o consumo, o fornecedor de bens ou prestador de serviços deverá informar as caraterísticas, composição e preço do bem/serviço, bem como informar as garantias e os prazos do contrato, de entrega e de assistência, de forma clara, objetiva e adequada;
Direito à proteção dos interesses económicos, que vem defender a igualdade material, nas relações jurídicas de consumo, bem como a honestidade e boa fé, nos preliminares, na formação e no cumprimento dos contratos.
Conclusão: Procure informar os seus parceiros, fornecedores e colaboradores destes direitos, de forma a atuar em conformidade com a lei e satisfazer os direitos, desejos e necessidades dos seus consumidores.
Sabia que, quando a venda de um bem/serviço é feita fora de um estabelecimento comercial (venda porta a porta, por telemóvel, internet ou por correspondência), o consumidor tem o direito de devolver o bem ou de anular o serviço prestado, nos primeiros 14 dias após a transação, sem ter de dar qualquer justificação?
Este período é designado por período de reflexão ou de retratação.
Produtos que não correspondem às expectativas geradas
Para além disso, de acordo com a legislação europeia, os consumidores têm direito a uma garantia mínima de dois anos contra produtos defeituosos e produtos que não vão ao encontro da descrição do vendedor ou dos materiais publicitários – responsabilidade do vendedor.
Quando o cliente pode solicitar uma indemnização?
Os clientes podem solicitar uma indemnização quando o produto:
- Não corresponde à descrição, à publicidade feita do mesmo ou à amostra apresentada ao cliente;
- Não for ao encontro da utilização, qualidades e desempenho comum dos bens do mesmo tipo;
- Não for instalado da forma correta, pelo vendedor ou pelo cliente, devido a problemas que tenha origem nas instruções de instalação.
Quando o consumidor é informado previamente, de problemas de qualidade de determinado bem, perde o direito de poder solicitar indemnizações relacionadas ao defeito em causa.
Que tipos de indemnização existem?
Quando é observada uma das condições acima referidas, o consumidor encontra-se no seu direito de pedir uma indeminização de reparação ou substituição do produto. Caso estas soluções não sejam possíveis, sejam demasiado dispendiosas, representem uma grande inconveniência para o cliente ou não sejam exequíveis num período razoável, poderá também ser feita a redução do preço ou o reembolso do valor total.
Conclusão: As indeminizações deverão ser feitas sem custos adicionais, num prazo razoável e sem grandes inconveniências para o consumidor.
Consta a lei que as empresas têm a obrigação de cumprir um conjunto de regras de higiene, saúde e segurança, de forma a garantir que as instalações permitam a prevenção de doenças e acidentes relacionados aos seus colaboradores.
Quais são as condições básicas de segurança e saúde que a minha empresa deve apresentar?
- Ventilação adequada de todos os espaços de trabalho e instalações;
- Condições térmicas adequadas às atividades desenvolvidas;
- Condições de iluminação ajustadas às tarefas;
- Limpeza das instalações e respetiva gestão de resíduos;
- Gestão, inspeção e manutenção de equipamentos de trabalho, redes e instalações;
- Sistemas de deteção e de segurança contra incêndios;
- Meios e equipamentos de primeiros socorros e assistência, em caso de acidente;
- Gestão e organização de emergências;
- Instalações sanitárias, separadas por género, devidamente equipadas;
- Locais para guardar vestuário e pertences (vestiários equipados com cacifos), em particular, quando a atividade a desenvolver implique a utilização de fardas e de Equipamento de Proteção Individual;
- Locais para a realização de refeições.
Autoridade para as condições do trabalho
A Autoridade para as Condições do Trabalho é um serviço do Estado, cujo objetivo passa pela a promoção da melhoria das condições de trabalho, das empresas que atuam no território continental, nos setores de atividade públicos e privados.
Para isso, esta entidade procura controlar o cumprimento de normas laborais de segurança e saúde, como as afixações obrigatórias (https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/afixacoesobrigatorias/Paginas/default.aspx) e comunicações e autorizações obrigatórias (https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/ComunicacoeseAutorizacoesObrigatorias/Paginas/default.aspx).
Conclusão: O cumprimento das condições de higiene, segurança e saúde, no local de trabalho, reduz a insatisfação e prepara a base para colaboradores mais motivados.
O contrato de trabalho celebrado com trabalhador estrangeiro ou apátrida está sempre sujeito a forma escrita e deve conter as referências especificamente previstas para esse efeito, no artigo 5.º do Código do Trabalho.
Para a celebração do contrato é necessário que o trabalhador detenha:
- Autorização de residência ou passaporte e manifestação de interesse junto do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras);
- NIF português.
Caso o trabalhador não possua autorização de residência para exercício de atividade profissional subordinada, após a celebração do contrato ou contrato-promessa de trabalho, deverá apresentá-lo ao SEF.
Antes do contrato iniciar, o empregador deve obrigatoriamente comunicar a contratação do trabalhador estrangeiro no site da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho):
https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/AreasPrincipais/RegistoEntidadeEmpregadora/Paginas/RegistoEntidadeEmpregadora.aspx?l=true
Salienta-se que não é necessário registar a contratação se o trabalhador for nacional de um Estado-Membro da União Europeia, da Islândia, do Liechtenstein, da Noruega, da Turquia, do Brasil (apenas se tiver o estatuto de igualdade de direitos), de Cabo Verde, da Guiné Bissau ou de São Tomé e Príncipe.
Como já é sua obrigação relativamente à contratação de trabalhadores nacionais – e sem prejuízo do cumprimento das restantes obrigações legais aplicáveis em matéria laboral –, o empregador não deve deixar de notificar a admissão do trabalhador estrangeiro junto da Segurança Social, sendo esta Entidade responsável pela atribuição do NISS quando se tratar da primeira inscrição.
Foi em 1913 que foi reconhecida, em Portugal, a obrigatoriedade de as entidades empregadoras assegurarem aos seus colaboradores e familiares condições adequadas de reparação dos danos com origem em acidentes de trabalho.
O que é um acidente de trabalho?
É considerado um acidente de trabalho, todo e qualquer acidente que decorra no local e no tempo de trabalho, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, incapacidade temporária, ou permanente – absoluta ou parcial –, ou a morte.
Considera-se também acidente de trabalho o ocorrido nas deslocações de e para o trabalho e em viagens ao serviço da entidade patronal, bem como em momentos de formação.
Que trabalhadores devem ser abrangidos pelo seguro de acidente de trabalho?
Todos os trabalhadores vinculados por contrato de trabalho ou equiparado, devem ser abrangidos pelo seguro de acidente de trabalho, isso inclui:
- Colaboradores em formação profissional: praticantes, aprendizes e estagiários;
- Colaboradores que prestem serviços, isoladamente ou em conjunto;
- Os administradores, diretores, gerentes ou equiparados que sejam remunerados.
Que seguro devo contratar?
A oferta, como já se deve ter apercebido, é vasta. Por isso, comece por fazer uma análise da oferta que constam no mercado, tendo em conta o leque de serviços, os preços e condições oferecidas; e só depois tome uma decisão.
Para fazer uma simulação, do seguro mais adequado às necessidades da sua empresa e colaboradores, aceda ao link: https://dsseguros.pt/seguros/acidentes-trabalho/
Conclusão: O não cumprimento desta obrigatoriedade é punível por lei, podendo implicar o pagamento de uma coima, por isso certifique-se de garantir que todos os seus colaboradores tenham o seguro de acidente de trabalho.
Acesso a um conjunto de Simuladores preparados tendo por base cada uma das Fichas Técnicas de Fiscalização, bem como a legislação aplicável em vigor.
ACESSO À ATIVIDADE
Para verificar as obrigações referentes ao acesso à atividade junto da administração.
INFRAESTRUTURAS E INSTALAÇÕES
Para verifcar as obrigações referentes às infraestruturas do estabelecimento e às condições das instalações
EXPLORAÇÃO E FUNCIONAMENTO
Para verificar as obrigações referentes ao âmbito de funcionamento do estabelecimento (venda de tabaco, realização de espetáculos, direitos de autor, etc.).
CONDIÇÕES DE TRABALHO
Para verificar as obrigações relacionadas com as condições de trabalho.
SEGURANÇA SOCIAL
Para verificar as obrigações à Segurança Social.
IMPOSTOS
Para verificar as obrigações fiscais